top of page

METODOLOGIA

Thaina Amorim (5 of 8).jpg

O Grupo Corpo Molde em seu desenvolvimento, usufrui de uma linguagem específica e nova no campo de estudo, chamada de CCM (Cultura Corporal do Movimento) que apesar de não ser uma linguagem artística, ela está ligada ao campo da Educação Física e  acreditamos que esta linguagem condiz  muito com o processo pedagógico e de estudos do grupo.

“A CCM – Cultura Corporal do Movimento, é o objeto de estudo da Educação Física. O movimento corporal humano, é sua principal forma de manifestação. Se em matemática, literatura, biologia, predominam habilidades racionais e intelectuais, na CCM, predominam as habilidades corporais e motoras, as competências sensitivas. Não qualquer movimento, porém movimentos que revelam um significado simbólico, intencional, mas modelos de utilização do corpo humano, criados a fim da funcionalidade natural e  determinismo simbólico.” 

(Gaya, 2013)
 

Desta forma, o Grupo Corpo Molde, compreende que para falarmos de movimento é necessário também obter o conhecimento da cultura do território, levando em consideração seus costumes estabelecidos da região de impacto. Visamos que dentro da Dança esse dinamismo é dado pelas ações e proporções do movimento do corpo, estabelecendo condições e possibilidades para que o intérprete em processo formativo  repense o seu movimento como ferramenta crítica, não só constituindo a coletividade e autonomia como também seu protagonismo em suas ações valorizando a sua história e seu conhecimento. A partir deste ponto, o Grupo Corpo Molde estabelece o conhecimento técnico de experiência da Reeducação do Movimento (linguagem de estudo do diretor e coreógrafo Renan Marangoni), para as criações do espetáculos do grupo, entendendo o corpo de nossos intérpretes-criadores como grande fonte de desenvolvimento artístico e potencial, utilizando como fio condutor a linguagem da Dança-Teatro e valorizando a história de cada integrante. 


A Dança promove essa conexão entre diversos contextos, seja por meio da arte, ou não, ela se perpetua por diversos territórios, de formas e influências diferentes. Acreditamos que esta linguagem da CCM potencializa o nosso estudo e processo artístico pedagógico com a formação de nossos intérpretes-criadores, para sejam protagonistas no universo artístico ou em sua vida cotidiana.

bottom of page